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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As 3 regras mais importantes num logótipo

Mónica Lemos
Designer de Comunicação
Quando entra num corredor de supermercado certamente consegue identificar ao longe as diferentes marcas e, ainda mais facilmente, reconhecer as suas marcas de eleição. Esta familiaridade entre produto/serviço e consumidor é essencial para o sucesso das empresas.

O desenho, as cores e as formas do logótipo, assim que assimiladas pelo consumidor, permitem a fácil ligação dessa imagem gráfica a determinado produto ou serviço.

Um logotipo bem desenhado é um aliado precioso no crescimento duma empresa. Confira aqui se o seu logótipo obedece às 3 principais regras:

1 - LEGIBILIDADE
* Fácil de ler e de pronunciar;
      * Tipo de letra não deverá ser complexo ou com estilo demasiado rebuscado;
Identificado em vários tamanhos – desde grande ao tamanho de um selo postal;
* Versátil e adaptável a diferentes formatos e suportes;
A utilização de imagens no logótipo é desaconselhada pelo maior risco de perda de qualidade em impressão.

2 – COR
A escolha das cores é essencial e está muito relacionada com o negócio em questão – por exemplo, no sector da saúde desaconselha-se o preto ou o castanho escuro…
      * Não deve ter mais do que duas cores;
* As cores devem ser contrastantes entre si para poderem funcionar num registo a preto e branco.

3 - DURABILIDADE
* Um logotipo deve ser redesenhado a cada 5-10 anos.
O redesign de um logotipo está muitas vezes relacionada com um mudança estratégica da empresa ou simplesmente com o desejo de modernizar a imagem, torna-la mais actual. 
     Exemplo: todos se lembrarão do antigo logotipo do Pingo Doce, um logotipo de formas rígidas, com a cor verde em fundo branco. Actualmente, o logotipo é constituído por um tipo de letra caligráfico, onde o verde tornou-se mais vivo sobre fundo preto e o slogan é disposto de forma a sugerir um sorriso. Claramente, uma imagem mais “popular” e mais próxima do consumidor. A ruptura completa com o logotipo anterior adivinhou uma nova política da empresa. Quando o objectivo é refrescar a imagem, o redesign deve ser feito de forma cuidadosa para não sabotar a comunicação visual que previamente existe entre o logotipo antigo e o consumidor.

O logotipo é o cartão de visita do seu negócio, comunica os ideais e os valores da sua empresa, cria relação entre o seu produto/serviço e o cliente. 

Há quanto tempo não faz o check-up ao seu logotipo?

Mónica Lemos
Designer de Comunicação
info@apconsulting.pt
www.apconsulting.pt

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