twitterfacebookgoogle plusemail

Pages

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Facebook – página (gostos) ou perfil (amigos)?

Depois do grande boom do Facebook, em que todos tínhamos um perfil pessoal, começámos a perceber que o Facebook podia potenciar as nossas empresas ou negócios locais e funcionar como uma verdadeira ferramenta de Marketing e criámos perfis para as empresas…

Entretanto, o Facebook introduziu uma nova opção: a página profissional – com gostos… Qual a diferença entre as duas opções? Quais as vantagens e as desvantagens?

O perfil foi criado para pessoas e a página para empresas - diferem no design, nos tópicos de informação solicitada e nas suas funcionalidades.

Vantagens de uma empresa ter uma página em vez de um perfil:
  • Permite obter estatísticas gerais do Facebook (o alcance, os utilizadores envolvidos, as visitas, etc.);
  •  Possibilita a criação de anúncios, promoções e ofertas com o acesso às suas estatísticas para analisar o retorno destas ações;
  •  Permite a criação de separadores, recorrendo a mini-aplicações, na parte superior da página com o site, o blog, o book, destaques, canal do youtube, etc.;
  •  Os fãs podem classificar o seu negócio (atribuir-lhe estrelas) e recomendá-lo;
  •  Os seus fãs podem divulgar que estiveram no seu espaço, clicando em “Esteve Aqui”;
  • Tem um layout preparado para receber toda a informação relevante para cada tipo de negócio (exemplo: horário de funcionamento, mapa, site, email, etc.);
  •  Podem ser destacadas uma ou várias publicações e colocar uma sempre no topo da página;
  •  É possível agendar as publicações;
  •  Ao contrário do perfil, uma página não é bombardeada com pedidos de jogos e aplicações;
  •  O facto de ser uma página, permite que seja “gerida” por vários administradores (sendo que cada um deles pode ter ou não liberdade total sobre a página), entrando cada um com o seu login;
  •  O Facebook proíbe as empresas de terem um perfil! Isto significa que se esta situação for detetada pelo Facebook, o seu perfil pode ser bloqueado por períodos sucessivos (o inicial é de 1 mês).

E as desvantagens da página:
  •  Não é possível enviar mensagens privadas para os fãs, apenas podemos responder às mensagens que os fãs nos enviarem;
  •  Nem tudo o que é publicado na página é visto por todos os fãs - a visibilidade das publicações é influenciada pela interação que os fãs têm com a página.

Dadas as inúmeras vantagens, recomendamos que a sua empresa crie uma página de Facebook (de gostos) - por ser mais profissional, por estar devidamente preparada para “acolher” e representar a sua empresa e por ter disponíveis todas as ferramentas para ser utilizada como marketing digital promovendo o SEU negócio.


PS: Sabia que já é possível converter o perfil em página, transformando os seus “amigos” em “fãs”? 

Maria João Marinho
mjmarinho@apconsulting.pt
Consultora de Marketing na empresa AP Consulting

0 comentários:

Enviar um comentário

 

A Empresa

A minha foto
V.N.Gaia, Grande Porto, Portugal
Empresa de Consultadoria especializada na área da Beleza.

Contacto

Avenida da República, 2491
1º Andar - Sala 12
4430 - 208 Vila Nova de Gaia

Tel: 223744034/5
Fax: 223744036