Depois do grande boom do Facebook,
em que todos tínhamos um perfil pessoal, começámos a perceber que o Facebook podia
potenciar as nossas empresas ou negócios locais e funcionar como uma verdadeira
ferramenta de Marketing e criámos perfis para as empresas…
Entretanto, o Facebook introduziu uma nova opção: a página profissional
– com gostos… Qual a diferença entre as duas opções? Quais as vantagens e as
desvantagens?
O perfil foi criado para
pessoas e a página para empresas - diferem
no design, nos tópicos de informação solicitada e nas suas funcionalidades.
Vantagens de uma empresa ter uma página
em vez de um perfil:
- Permite obter estatísticas gerais do Facebook (o alcance, os utilizadores envolvidos, as visitas, etc.);
- Possibilita a criação de anúncios, promoções e ofertas com o acesso às suas estatísticas para analisar o retorno destas ações;
- Permite a criação de separadores, recorrendo a mini-aplicações, na parte superior da página com o site, o blog, o book, destaques, canal do youtube, etc.;
- Os fãs podem classificar o seu negócio (atribuir-lhe estrelas) e recomendá-lo;
- Os seus fãs podem divulgar que estiveram no seu espaço, clicando em “Esteve Aqui”;
- Tem um layout preparado para receber toda a informação relevante para cada tipo de negócio (exemplo: horário de funcionamento, mapa, site, email, etc.);
- Podem ser destacadas uma ou várias publicações e colocar uma sempre no topo da página;
- É possível agendar as publicações;
- Ao contrário do perfil, uma página não é bombardeada com pedidos de jogos e aplicações;
- O facto de ser uma página, permite que seja “gerida” por vários administradores (sendo que cada um deles pode ter ou não liberdade total sobre a página), entrando cada um com o seu login;
- O Facebook proíbe as empresas de terem um perfil! Isto significa que se esta situação for detetada pelo Facebook, o seu perfil pode ser bloqueado por períodos sucessivos (o inicial é de 1 mês).
E as desvantagens da página:
- Não é possível enviar mensagens privadas para os fãs, apenas podemos responder às mensagens que os fãs nos enviarem;
- Nem tudo o que é publicado na página é visto por todos os fãs - a visibilidade das publicações é influenciada pela interação que os fãs têm com a página.
Dadas as inúmeras vantagens, recomendamos que a sua empresa crie uma
página de Facebook (de gostos) - por ser mais profissional, por estar
devidamente preparada para “acolher” e representar a sua empresa e por ter
disponíveis todas as ferramentas para ser utilizada como marketing digital
promovendo o SEU negócio.
PS: Sabia que já é possível converter o perfil em página, transformando
os seus “amigos” em “fãs”?
Maria João Marinho
mjmarinho@apconsulting.pt
Consultora de Marketing na empresa AP Consulting
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